Bolsonaro tem ‘boa evolução clínica’, está sem dor e segue na UTI, diz boletim médico
Ex-presidente realizou tomografias de controle nesta sexta-feira (18), sem evidência de complicações ou intercorrências; segundo os médicos, persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta
Por da Redação 18/04/2025 12h39 - Atualizado em 18/04/2025 13h24
Reprodução/Instagram/@michellebolsonaro

Bolsonaro segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva e com o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito)
O ex-presidente Jair Bolsonaro mantém “boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências” e apresentou uma melhora nos marcadores inflamatórios, segundo o último boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, de Brasília. Nesta sexta-feira (18), ele passou por tomografias de controle, que não mostraram complicações, mas segue internado na UTI.
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências”, informa.
Ele permanece em jejum oral e continua a receber fisioterapia e não tem previsão de alta da UTI. “Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva e com o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, completa a nota.
Este é o quinto dia de internação do ex-presidente após a cirurgia de 12 horas realizada no domingo (13), em Brasília. O procedimento tratou uma “suboclusão intestinal”, obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018. Foi a sétima operação desde o atentado que sofreu em 2018.
Em suas redes sociais, Bolsonaro tem compartilhado reflexões sobre sua recuperação, manifestando o desejo de voltar a andar e a trabalhar. Ao longo da semana, o ex-presidente publicou vídeos caminhando com a ajuda de um andador, acompanhado pela equipe médica. Ele também expressou gratidão a Deus e ao povo brasileiro pelo apoio recebido, ressaltando a necessidade de evitar qualquer estímulo que possa levar a complicações em sua saúde.
Leia o boletim na íntegra
Brasília, 18 de abril de 2025
O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Mantém melhora laboratorial dos marcadores inflamatórios. Realizou tomografias de controle, sem evidência de complicações ou intercorrências. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva e com o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star
Dr. Brasil Caiado – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos